terça-feira, agosto 29, 2006

As artimanhas dos bancos

.... e vão sacando mais uns dinheiritos e assim vão engordando os seus lucros.




Lucros dos bancos aumentaram 30% em 2005

A banca portuguesa viu os seus lucros crescerem 30% em 2005, face ao ano anterior, de acordo com os dados oficiais do sector, ontem disponibilizados pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), no seu boletim informativo.

Juros de Contas Ordenado podem chegar a 21%

O saldo negativo nas designadas Contas Ordenado oferecidas pela banca pode custar 21% ao ano e as instituições não informam sobre estas taxas de juro na Internet, observa o Jornal de Negócios na edição de terça-feira.

A tentação de deixar as contas bancárias entrarem em saldo negativo «é grande, em particular, quando o aumento dos encargos mensais reduz de forma significativa o orçamento disponível dos agregados familiares».
Mas, explica o artigo, ceder à utilização do crédito nas contas à ordem tem um custo muito elevado, que pode chegar aos 21% ao ano, em termos nominais.
E nem as denominadas contas ordenado escapam às comissões cobradas pelos bancos, no caso de se começar a utilizar antecipadamente o ordenado do mês seguinte, uma operação denominada na linguagem da banca por descoberto bancário autorizado.

2 comentários:

MGomes disse...

É este o mundo em que vivemos, uma sociedade cada vez mais injusta, onde o poder económico dita as suas leis arbitráriamente sem olhar a meios.
Aproveito para lhe agradecer a visita que se dignou fazer ao meu blog.
Um abraço.

Anónimo disse...

Mundo capitalista,onde o mais forte querendo mais e mais ,sem olhar os meios ,entretanto a soicedade em geral sendo sacrificada
Ligia