segunda-feira, agosto 29, 2005

RETALHOS - Essa Coisa


Ontem tive uma agradável surpresa, quando andava no sótão, remexendo nas coisas que sempre arrumamos e não nos queremos desfazer. Manias de um cinquentão ou manias de quase toda a gente.
Encontrei uma coisa que norteou a minha vida precisamente durante 40 meses. Coisa essa perdida entre livros e outras velharias, coisas que no seu tempo não dávamos a devida importância, mas que quando as revisitamos, nos contam histórias, retalhos de uma vida.
Essa coisa que encontrei e que já tinha dado por perdida, tem muitas histórias por contar, e todas por escrever.
Essa coisa representa seis porcento dos já muitos dias, meses e anos que por cá ando.
Essa coisa que desprezei durante quarenta meses, que me dava vontade de sei lá o quê, apesar da pouca consciência que eu tinha do mundo e principalmente da política.
Essa coisa azul de 13X10 cm, com tantas páginas como eu conto por anos a minha vida, precisamente 55 páginas.
Essa coisa chamada caderneta militar.

Esta coisa relata desde 18 de Dezembro de 1969 a 4 de Outubro de 1973 a vida de um militar na aeronáutica que serviu nas forças paraquedistas, que por entre a recruta, e os cursos de paraquedismo, de combate, de minas e armadilhas, boxe e defesa pessoal e tantos outros. Ainda atravessou uma guerra como tropa especial, especialmente treinados para combater, sofrer e morrer.
Mil histórias por contar aos retalhos, narrativas verídicas e testemunhadas por colegas ainda presentes.
Tivesse eu o talento e o bom português necessário e tentaria deixar aqui algumas dessas histórias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudacoes Boina Verde
Esta um Trabalho bem feito,continua
Que Nunca Por Vencidos Se Conhecam
Um Abraco
Parreira 801/73