segunda-feira, agosto 14, 2006

Obrigado por tudo Francisco Louro


O Xico partiu mesmo. Custa acreditar, mas connosco está apenas, e só, a sua memória. Esta jamais se separará de nós, tantos foram os momentos bons, de companheirismo autêntico, que nos proporcionou. A sua bondade, aliada a uma grande disponibilidade para servir a comunidade, a imensa tolerância para com o seu semelhante, o seu desapego aos bens materiais, pondo sempre de parte interesses pessoais em prol do colectivo, foram as razões que levaram a que tantos amigos fizesse ao longo da vida, facto evidenciado na despedida final, no cemitério da Meadela.
Com o Xico fiz uma das grandes amizades da minha vida. Ele costumava dizer que comigo ia ao fim do mundo. Irmanamo-nos por tantas causas, que de muitas delas já nem me recordo. Pode-se com propriedade afirmar que onde estava um também estava o outro. Por essa razão, acompanhei, hora a hora, a luta que travou com a morte, na qual desta vez saiu perdedor, em curtíssimo espaço de tempo. Há que dizer, porém, que soube encarar esta derrota com a mesma coragem com que conseguiu muitas vitórias. “Estou preparado para morrer”, disse, vezes sem contas, quando começou a sentir que o fim podia chegar breve. “Enterrem-me com música e uma salva de palmas”. Exprimia estas palavras com a mesma coragem de que sempre fez alarde ao longo do tempo. E as palmas emocionadas, e intensas, daquela imensa multidão presente para o ver descer à terra não faltaram.Eram palmas de homenagem, mas de raiva, que bem gostaríamos de bater no agradecimento público que, enquanto vivo, lhe devíamos todos ter proporcionado.Obrigado por tudo Francisco Louro.
Será que, como muitos acreditam, nos voltaremos a encontrar, para passar em revista dezenas de anos de combate, e de camaradagem, por quase todas as causas de que a sociedade é portadora?
Então, até qualquer dia Companheiro.

Gonçalo Fagundes

3 comentários:

Anónimo disse...

Música e palmas ,pela postura diante a vida,diante ao inevitável!
A uma pessoa,que manteve a essência presente até o último instante.
Brilhantes,que enriquecem a vida.
Saudades,
Ligia

Anónimo disse...

"O Xico partiu mesmo. Custa acreditar, mas connosco está apenas, e só, a sua memória."
É isso mesmo Zé ,as pessoas que nos são queridas jamais desaparecem dos nossos corações.
Força amigo caminha em frente porque o seu amigo está vivo em sua alma.
Um bom Feriado.
Bj.
Brazyluz

Anónimo disse...

Giro. Chamo-me Francisco Louro.