segunda-feira, abril 24, 2006

Mulheres e crianças são as primeiras vítimas do tráfico de seres humanos

As mulheres e as crianças são as primeiras vítimas do tráfico de seres humanos no mundo, segundo um relatório hoje publicado pelo Gabinete das Nações Unidas contra a droga e o crime, ONUDC.

"Na prática, nenhum país está livre do crime de tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual ou de trabalho forçado", nota a ONUDC neste seu primeiro estudo destinado a dimensionar a amplitude do fenómeno.

Cento e vinte e sete estados foram identificados como países de origem de pessoas vítimas de tráfico, nomeadamente na Ásia e na Europa de leste, e 137 como países de destino, nomeadamente na União europeia, América do Norte e Golfo, Israel, Turquia, China e Japão. As mulheres surgem em 77 por cento dos "dossiers" de tráfico, as crianças em 33 por cento e os homens em 9 por cento, segundo a ONUDC. A exploração sexual é mencionada em 87 por cento dos casos, contra 28 por cento para as outras formas de trabalho forçado.

O tráfico de seres humanos atinge nomeadamente crianças e mulheres, que são vendidas como se fossem uma propriedade, bem como refugiados e migrantes, que ficam à mercê de organizações criminosas.

A escravatura moderna, diria eu


Sem comentários: