quarta-feira, dezembro 21, 2005

RETALHOS - As viagens de fim-de-semana I

Todos os Pára-quedistas ostentam garbosamente o seu brevete e em especial a famosa Boina Verde, que John Wayne imortalizou no filme “OS BOINAS VERDES”, com o título original: The Green Berets.
A apresentação do filme dizia: Os Boinas Verdes eram considerados como a força de combate mais valente sobre a face da Terra - as Forças Especiais de Elite, cuidadosamente escolhidas e treinadas para a guerra anti-guerrilha do Vietnam, como a Legião Estrangeira Francesa, na Indochina. Acrescento eu: ou como nos anos 60 Os Boinas Verdes Portugueses em África.
Foi na minha incorporação, que pela primeira vez, na história dos pára-quedistas foi estreada a farda azul, vindo substituir a bonita farda amarela. Mas a boina verde, essa não mudou desde 1955, mantendo-se como elemento de união da família pára-quedista.
Os "páras" granjearam a fama de militares de elite, não só pelas aparições públicas, mas também, e muito especialmente, porque para ser boina verde era e é necessário, percorrer um longo e duro caminho. O jovem candidato submetia-se às provas de admissão e só após o último salto do Curso de Pára-quedismo, passava a usar por direito próprio a boina verde.
Ainda hoje, este símbolo continua a atrair milhares de jovens que, das cidades, vilas e aldeias de Portugal, vêem nele algo que "mexe com eles".
No fim-de-semana, irradiámos de Tancos, para outros lugares, a nova farda azul com o brevete reluzente e a sua boina verde. Íamos para junto dos nossos familiares e partilhar, com eles, o que tão duramente tínhamos conquistado. A surpresa pela farda era notória, nas pessoas que connosco cruzavam, mas ao mesmo tempo mostravam respeito e admiração, provocando no nosso cérebro o martelar insistente do refrão habitual das marchas pára-quedistas:

Olhem bem, sintam respeito
Eles têm asas ao peito
Cabeça erguida, heróis do ar
Boinas Verdes vão a passar.

(Continua)

8 comentários:

Anónimo disse...

quelle allure !!!!
quando decidistes de ir para para-quedista, que disseram teus pais?
nessa altura, todos jovems eram chamados para a guerra, mas nao escolhestes o mais facil...mandar-se dum aviao, so pensar nisso...acho que tivestes bastante coragem..e so estamos no principio..
bjo
Helena

Anónimo disse...

______************____*************_______
________**********______ **********_________
_________********________********_________
__________******__________******____________
___________****____________****_________
____________**______________**_____________
____________ *_______________*_________
____________ * ______________ *___________
____________ *_______________*______
____________ *_______________*__________

♥Um brinde ao Ano Novo que se inicia♥
E que em 2006, realizemos todos os nossos
Sonhos.... ♥♥♥
Um Feliz Natal e um
Próspero Ano Novo!!!!!

Dê uma passadinha no meu blog será um prazer http://spaces.msn.com/members/reginaplannerscbrazil/



♥Com Amor, Regina

Anónimo disse...

Olá Zé
é interessante reviver um passado recente da nossa história e sobretudo para que ela não seja apagada da memória de um povo....
Obrigada pela visita e palavras amigas no meu espaço.
Um Feliz Natal para ti e todos aqueles que te são queridos e sobretudo que o novo ano que aí se aproxima traga com ele todas as coisas boas que merecemos....
Beijinhos

Anónimo disse...

qeria apenas dizer obrigado,atodos os militares portugueses.por tdo o que deram ao nosso grande e amado pais.infelismente os nossos governantes nao tenhem um decimo da coragem e do amor ao pais que tem os nossos militares,e grande parte do nosso povo...UM grande abraco a todos os nossos militares ,principalmente todos aqueles que se encontram en operacoes,em prol desta grande patria lusitana.seria bastante importante que houvesse mais sites como o seu ,para si os meus parabèns.

Anónimo disse...

Zé Marques, RCP 11Mai69:

Assim sendo, talvez em Out69 tenhamos frequentado o mesmo «curso de páraquedismo».
Se sim, comigo a chefiar o curso/patrulhas e a ajudar à festa.
Um abraço, saudações páraqª's
Barroca Monteiro, Lisboa.
(passado um ano, em Mai70, estava eu a chegar ao planalto dos macondes, norte de Moçambique)

Barroca Monteiro

José Marques disse...

De facto uma gralha indesejável refere 11Mai69, quando deveria ler-se 11Mai70,
Estava o amigo Barroca a entrar na guerra em Moçambique e eu a começar o meu trajecto que me lavaria a Angola em 1 de Julho de 71. Agradeço-lhe o comentário pois vindo de um ex-combatente, só vem enriquecer estas crónicas.
Um abraço

Anónimo disse...

Zé desejo um Bom Fim de Ano e que entre em 2006 com tudo de bom!
Muito bom este teu Space!
Parabéns!
Vou estar fora novamente, mas no meu pouco tempo, vou estando em contacto com o Space.
Bjos.
Maria

Anónimo disse...

Um legionário não morre, ele vira história, porque poucos tem à coragem e bravura para aceitar o inferno como paraíso parabéns legionário pelo q vc foi pelo q vc é. E pelo q será, um abraço de seus novos amigos e admiradores Márcio diego, e Henrique arcanjo.

OBS: Brasil Estado de São Paulo. Cidade de Itanhaém.
(Mail) Malcon_surf@hotmail.com
(mail) Henrique_legionário.com