segunda-feira, agosto 29, 2005

RETALHOS - Essa Coisa


Ontem tive uma agradável surpresa, quando andava no sótão, remexendo nas coisas que sempre arrumamos e não nos queremos desfazer. Manias de um cinquentão ou manias de quase toda a gente.
Encontrei uma coisa que norteou a minha vida precisamente durante 40 meses. Coisa essa perdida entre livros e outras velharias, coisas que no seu tempo não dávamos a devida importância, mas que quando as revisitamos, nos contam histórias, retalhos de uma vida.
Essa coisa que encontrei e que já tinha dado por perdida, tem muitas histórias por contar, e todas por escrever.
Essa coisa representa seis porcento dos já muitos dias, meses e anos que por cá ando.
Essa coisa que desprezei durante quarenta meses, que me dava vontade de sei lá o quê, apesar da pouca consciência que eu tinha do mundo e principalmente da política.
Essa coisa azul de 13X10 cm, com tantas páginas como eu conto por anos a minha vida, precisamente 55 páginas.
Essa coisa chamada caderneta militar.

Esta coisa relata desde 18 de Dezembro de 1969 a 4 de Outubro de 1973 a vida de um militar na aeronáutica que serviu nas forças paraquedistas, que por entre a recruta, e os cursos de paraquedismo, de combate, de minas e armadilhas, boxe e defesa pessoal e tantos outros. Ainda atravessou uma guerra como tropa especial, especialmente treinados para combater, sofrer e morrer.
Mil histórias por contar aos retalhos, narrativas verídicas e testemunhadas por colegas ainda presentes.
Tivesse eu o talento e o bom português necessário e tentaria deixar aqui algumas dessas histórias.

quinta-feira, agosto 25, 2005

A minha Cidade queimada



Hoje fui dar uma voltinha pelo pulmão da cidade ( o monte de Santa Luzia) e vim desolado. Tudo em redor está carbonizado.
Nem a Citania de Santa Luzia, foi poupada. Citania essa, conhecida localmente por "Cidade Velha", é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e sem dúvida um dos mais importantes para o estudo da proto-história e romanização no Alto Minho. A sua localização estratégica, permitia-lhe não só dominar vastas áreas da veiga litoral e ribeirinha, como também e muito especialmente, controlar o movimento de entradas e, saídas na foz do rio Lima, que na época romana seria navegável em grande parte do seu curso.
O povoado apresenta características muito próprias, principalmente ao nível das estruturas arquitectónicas, sendo famoso o aparelho poligonal, (trabalho de rara beleza e perfeição), em que foram construídas algumas das suas casas, que apresentam uma planta circular com um vestíbulo ou átrio, que em alguns casos albergam fornos de cozer pão, semelhantes aos existentes na vizinha Galiza, concretamente no Castro de Santa Tecla.
O espólio conhecido parece indicar que embora o local fosse já habitado desde os inícios da Idade do Ferro, o grande desenvolvimento do povoado se deve ter dado nos primórdios da romanização da região, tendo mantido uma ocupação pelo menos até ao Séc. V, como o comprova o aparecimento de um pequeno tesouro monetário com peças cuja datação varia entre 330 e 408 d.c.

quarta-feira, agosto 17, 2005

Venda de medicamentos

Para alem da venda e de um melhor acesso aos medicamentos sem receita médica, os preços vão ser liberalizados. Espero sinceramente que isso faça com que os preços baixem e não aconteça como nos combustíveis.
Acho que só pode trazer vantagens promover a concorrência no sector. Estando excluída a situação do livre acesso do consumidor à prateleira com medicamentos, como caberá ao Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), a fiscalização e controlo dos pontos de venda e das condições de acondicionamento e dispensa, que terá de ser efectuada por técnicos habilitados, farmacêuticos ou técnicos de farmácia.
Como as entidades que pretendam vender medicamentos não vão necessitar de um licenciamento do Infarmed, mas apenas de efectuar um pré-registo naquele instituto. Os consumidores poderão assim beneficiar de mais locais de distribuição e de preços mais baixos no que respeita a esses medicamentos. Agora deve o próximo passo ser a liberalização da criação de farmácias!